WebNeste blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

0

Porque as notas musicais tem esses nomes?

Quem batizou as notas musicais foi o monge Beneditino Guido D’Arezzo(955-1050)
Ele criou a grande maioria das notas musicais utilizando as primeiras silabas da primeira estrofe do hino de oração da tarde na véspera da festa do nascimento de são joão.
Guido de Arezzo convencionou nossa notação
 musical com um hino de louvor a São João.

Veja também:







Daí temos as setes notas representando os sete sons naturais: ut – ré – mi – fá – sol – lá – si (as duas primeiras letras do nome Sancte Ioannes). No  No século XVII Um músico italiano, de sobrenome Doni, constatou que era difícil solfejar com la nota ut porque terminava com uma consoante surda. Então, teve a ideia de substitui-la com a primeira sílaba do seu próprio sobrenome(Doni), daí o ut passou a ser dó. Ainda hoje na França se utiliza a nota Ut.



É preciso chamar a atenção para o fato de que existe outra notação, segundo a qual o nome das notas é indicado por letras. É usado por alguns povos, principalmente os de origem anglo-saxônica (Alemanha, Inglaterra, EUA). Assim, a primeira letra que aparece é “A” que corresponde ao lá. Seguem-se “B” (si), “C” (dó), “D” (ré), “E” (mi), “F” (fá) e “G” (sol).




Fonte
Pessoal! Não se esqueçam de visitar a pagina On-Link no Tumblr, muito mais curiosidades e humor agora em dois lugares: www.onlink.tumblr.com
E curtam nossa Fan page no facebook, só um click, é logo aqui em baixo

0 Comentários: