WebNeste blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

0

Perguntas e respostas 6


Por que quebrar um espelho é símbolo de mau agouro?
No mundo antigo, os espelhos eram usados para predizer o futuro. Se um espelho quebrasse durante a leitura, a pessoa estaria amaldiçoada. Posteriormente, a imagem de alguém representaria um sinal de boa saúde, mas se fosse observada em um espelho quebrado, significaria uma doença iminente. Já a superstição dos sete anos de azar era difundida na Idade Média, para fazer com que os servos europeus tomassem cuidado ao polir os caros espelhos de seus senhores.

Você sabe o que aconteceu nas festas do Oscar durante a Segunda Guerra Mundial?
Devido à escassez de metal, as estatuetas do Oscar entregues aos vencedores  eram feitas de gesso, madeira e pintadas de dourado por cima.

Você sabe como surgiu a expressão aquecer em "banho-maria"?
A expressão, que se refere ao processo de aquecer qualquer substância mergulhando em água fervente o vaso que a contém, era utilizada por alquimistas supersticiosos na Idade Média. Eles tinham Maria, irmã de Moisés e de Aarão, como vaticinadora de seus trabalhos, pois acreditavam que ela poderia ver antecipadamente o resultado das suas experiências. Seus experimentos, principalmente os que envolviam o uso da água, eram ligados ao nome da profetiza, originando a popular expressão "banho-maria".


Como os franceses comiam sem prato?
No século XVI, os franceses não conheciam pratos. Usavam rodelas de massa de pão, chamadas tranchoirs. Depois, davam aos mendigos. Copo era raridade. Um só servia para todos, numa refeição.


Você sabia que os tapetes persas do tempo de Cabral ainda podem existir?
Um tapete persa de ótima qualidade contendo aproximadamente um milhão de nós/pontos em cada 0,28 metros quadrados, pode durar mais ou menos 500 anos antes de desgastar-se.

Veja também: Perguntas e respostas 5 

0 Comentários: